As bandeiras do Amazonas

14/10/2013 23:00

Bandeira, não-oficial, que teria sido conduzida pelas tropas amazonenses (1897) Considerada por muitos a primeira bandeira do Amazonas.As cores branca e azul-celeste reúnem as cores da bandeira real arvorada em embarcações, prédios e etc ao tempo da Colônia.Tal bandeira consta ainda da chamada coleção Carlos Piquet, que teve exibição no Museu Histórico Nacional como sendo a bandeira levada pelas tropas amazonenses para a Guerra Civil de Canudos.   Consta no relato de um jornal chamado "O Jornal" de 31 de julho de 1949: “De fato, não se conhece o idealizador da bandeira. Também é duvidosa a afirmação de que a tropa amazonense contra Canudos tenha conduzido a bandeira amazonense. São conhecidas apenas os dois exemplares da bandeira nacional participantes de desse conflito. Elas estão no Palacete provincial”.Havia, contudo, um Decreto de  nº. 204, de 21 de novembro de 1897 que tratava dos símbolos do Amazonas. O que leva muitos a crerem que tal bandeira constava de tal Decreto. O referido Decreto, contudo, tão somente descrevia o escudo das armas do estado do Amazonas,sem qualquer menção à Bandeira Estadual, na realidade não havia qualquer ato oficial instituidor de uma bandeira estadual até a década de 1940.

O elucidativo artigo publicado do jornal "O Jornal" de 31 de julho de 1949 prossegue dizendo que , segundo Ramalho Junior, conforme esclarecimentos feitos em missiva, que o decreto criatório da bandeira fora lavrado, esperando-se um dia festivo para referendá-lo, e só não o foi oficializado pois o Ministério da Justiça um despacho telegráfico declarando-lhe que os Estados não podiam possuir pavilhão próprio. Então, por volta de 1930 começa a circular em Atlas ilustração de bandeira com 26 estrelas. Tal ilustração consta ainda das educativas estampas dos sabonetes Eucalol na séria dedicada as bandeiras estaduais brasileiras. Conforme ilustração ao lado.

Extra-oficialmente a bandeira que não foi tornada oficial por força do período da bandeira única ,continuou a existir de fato e seu uso começou a se popularizar, especialmente nas embarcações que eram o único meio de transporte no imenso interior do Amazonas e a tradição fez com que cada bandeira no cantão representasse um município, assim a bandeira foi ganhando cada vez mais estrelas no cantão, conforme ilustração ao lado, onde constam 43 estrelas, referentes aos municípios existentes pouco antes da oficialização da bandeira do Estado. Diversos livros, atlas e todo o material escolar apontava a bandeira ao lado como bandeira do Estado.

No governo de Danilo Areosa (1967-1971)começou a movimentação no sentido de se oficializar, por Lei, foi encomendado ao Conselho de Cultura (Secretaria de Cultura) um estudo sobre a Bandeira do Amazonas. Como a bandeira então em uso trazia alguma resistência, por sua óbvia semelhança com a bandeira norte-americana, surgiram propostas de bandeiras como a do poeta e heraldista Luiz Bacellar, por sua proposta a bandeira, nas dimensões da nacional seria "em fundo verde com uma faixa ondulada branca no meio, ladeada por 44 estrelas, representando os municípios", a bandeira sugerida está reproduzida ao lado, mas não foi oficializada e tampouco chegou a grande conhecimento público.

Contudo, após análise do Conselho de Cultura do Estado do Amazonas se decidiu, finalmente, pelo uso da Bandeira do Estado do Amazonas já consagrado pelo uso e costume, a tradição falou mais alto. A referida bandeira era partida horizontalmente em três com a faixa central vermelha e um cantão azul com tantas estrelas quanto eram os municípios do Estado (44 na época da edição da Lei) e uma estrela maior, do tamanho de um módulo representando a capital Manaus, ao centro. As outras estrelas eram arranjadas na forma de 12 na primeira linha, 10 na segunda, 9 na terceira e 12, novamente, na quarta fileira.A regulamentação ocorreu em 7 de setembro de 1970, através da Lei Estadual de nº 990.Como o número de municípios do Estado não parava de crescer, com o cantão correndo o risco de ficar sobrecarregado de estrelas, foi editada nova Lei regulamentando a bandeira estadual